sexta-feira, 5 de outubro de 2007
CAMBITOLÂNDIA TEM JOGOS DE MAPA ON LINE!!!! MUITO DEZZZZ
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
IMAGENS LEGAIS PARA REFLETIR.
POÇO AZUL NA CHAPADA DIAMANTINA - BA. Tal espetáculo que você está vendo só é visível durante 3 meses ao ano, ou seja, no solstício de verão quando a sombra do sol entra pelo buraco e projeta os raios na água do poço, está por ser muito rica em magnésio fica com esse tom de azul.
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
FUSOS HORÁRIOS
fonte: Apenas essa imagem é sulficiente pra explicar como ocorre as diferenciações de horário
A hora não é a mesma em todos os lugares do mundo. Quando são 9 horas da manhã em Brasilia, são 21 horas em Tóquio, no Japão. Isso acontece porque a definição do tempo esta relacionado com o movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do sol, enquanto uma região da Terra esta iluminada a região oposta esta na escuridão. Isto significa que estas regiões estão em diferentes fusos horários e o estudo deste tema permitirá a compreensão destes fenômenosOs fusos horários surgiram com os ingleses no séc. XIX, coma idéia que dividindo-se os 360º de longitude da terra (circunferência) pelas 24 horas de um dia tem-se 15º, sendo assim, cada 15º corresponde à uma hora, no centro desses graus passa o meridiano que determina a hora legal do lugar.
O avanço da Ciência e da Tecnologia, junto com o aumento da velocidade dos transportes e das comunicações, acabou impondo a necessidade de unificação da hora em todo o mundo. Para tanto na Conferência Internacional do Meridiano ocorrida em Washington em 1884, foi proposto e aceito pelos representantes de 25 países, inclusive o Brasil, o Sistema de Fusos Horários. Os fusos horários foram criados para por ordem no horário mundial e atender a todos os segmentos da sociedade, como empresas, comércio, comunicações, investidores. Dessa forma passou a ser possível saber que horas são em determinado lugar neste exato momento.
Para dar uma volta sobre si mesma a Terra leva 24 horas, logo 360° ÷ 24 horas = 15° cada grau corresponde a 4 minutos, ou seja, 4 x 15 = 60 ou 1 hora.
Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso soma-se 1 hora, e 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso subtraem-se 1 hora. Por isso fala-se que para leste as horas aumentam e para oeste diminuem.
Os relógios marcam PM (pos meridiano de Greenwich) e AM (antes do meridiano de Greenwich), este meridiano é o inicial ou fuso zero.
No interior dessas faixas (fusos), todos os lugares possuem a mesma hora. Para não causar dificuldades para as pessoas, os limites dos fusos horários estão ajustados, em grande parte, de acordo com os limites políticos dos países.
É importante ressaltar que a rotação do planeta Terra ocorre de oeste para leste. Portanto, todas as localidades situadas a leste veêm o sol nascer primeiro. Pode-se concluir que essas localidades possuem a hora adiantada. Ex. O Japão esta situado 12 fusos a leste do Brasil, seus habitantes veêm o sol “nascer” primeiro em relação a nós. Quando são 14 horas de uma terça feira em São Paulo, significa que já serão 2 horas da madrugada de quarta feira em Tóquio no Japão.
Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso soma-se 1 hora, e 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso subtraem-se 1 hora tendo como referencia o meridiano de Greenwich.
1 - Se o objeto referencial esta no mesmo hemisfério ou em hemisférios diferentes, isso vai implicar na quantidade de horas de diferença de um ponto em relação ao outro.
2 - Se esta se deslocando para leste ou para oeste, este deslocamento implica no que costumamos dizer "aumentar as horas para leste e diminiu para oeste" é o que mostra a primeira figura desse tema.
3 - Todos os elementos espaciais, ou seja, a duração do vôo, o tempo de escala (parada), os atrasos e o que mais surgir devem ser somados no final do resultado por que como dizia Cazuza "o tempo não para"
FONTE: GOOGLE.COM
O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3, fuso -4 e o fuso -5, ou seja, 4 fusos horários, com regiões apresentando desde 2 horas, até 5 horas
Horas atrasadas em relação a Greenwich
4 Fusos sobre o Território Brasileiro - Abragência dos fusos
Horas atrasadas em relação a Brasília
(Fuso 2 - oeste)- 2 horas
Compreende as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martin Vaz, Penedos de São Pedro e São Paulo e o Atol das Rocas.
+ 1 hora
(Fuso 3 - oeste) - 3 horas
Abrange todos os estados da região Nordeste, Sudeste, Sul, além do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amapá e a porção oriental ou leste do estado do Pará.
horário oficial brasileiro
(Fuso 4 - oeste)- 4 horas
Compreende os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a porção ocidental (oeste) do estado do Pará e a maior parte do estado do Amazonas.
- 1 hora
(fuso 5 - oeste)- 5 horas
Abrange a porção mais ocidental ou oeste do estado do Amazonas e todo o estado do Acre.
- 2 horas
fonte: google.com
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
PORQUE PLUTÃO NÃO É MAIS PLANETA!
fonte: Matéria da revista ciência hoje on line
CURIOSIDADES DA REVISTA CIÊNCIA HOJE
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
sábado, 11 de agosto de 2007
MOVIMENTOS DA TERRA E TEORIAS
Teoria Heliocêntrica - Nicolau Copérnico
Rotação: É o movimento da Terra em torno do seu eixo imaginário. Tem duração exata de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, ou seja, dura aproximadamente um dia, sempre no sentido oeste-leste.
Conseqüências: sucessão dos dias e noites; o abaulamento da Terra no centro e achatamento nos pólos ( resultante da força centrífuga); a circulação dos ventos e das correntes marítimas.
Translação: É o movimento da Terra em torno do Sol. Dura exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, ou seja, dura aproximadamente um ano. Essa sobra das horas da translação dá origem ao ano Bissexto, este é resultante do acúmulo de minutos durante quatro anos o que resulta na formação de mais um dia com 24 horas passando o ano a ter 366 dias e ser este chamado de ano bissexto.
.
Conseqüências: distribuição desigual de luz e calor ao longo do ano, entre os hemisférios terrestres; as estações do ano; desigual duração dos dias e das noites de acordo com a época do ano; os solstícios e os equinócios.
Solstício e equinócio: Conseqüências do movimento de translação são as estações do ano, onde os solstício é a época em que a incidência de raios solares sobre a terra se dá de forma desigual. Ocorre no inverno e verão respectivamente dos hemisférios norte e sul, já no equinócio a incidência dos raios solares incide igualmente sobre a região intertropical estando a terra na primavera e no outono a depender do hemisfério.
O grande dia e a grande noite polar
Os pólos da terra costumam ficar seis meses com a claridade do sol por mais de 12 horas e seis com a sua ausência, ou seja, enquanto for verão a duração dos dias será maior e quando for inverno mais cedo ira escurecer. Quando chega o dia da entrada de uma dessas estações do ano (verão ou inverno), os pólos serão iluminados de forma desigual, ou seja, num deles será um dia inteiro de escuridão e no outro um dia inteiro com claridade.
Força centrífuga e força gravitacional
Essa duas forças que atuam sobre a terra são muito importantes, a força centrífuga mantém a terra afastada do sol, já a força gravitacional mantém a terra atraída pelo sol. Isso faz com que a terra e os outros planetas fiquem estáveis no espaço sideral.
Você sabia? Que a terra gira ao redor do sol a uma velocidade de 108 km por hora? E que a velocidade do movimento de rotação é de 1.666 km por hora na altura da linha do Equador e é nula (zero) nos pólos? É verdade!
ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA
A incidência dos raios solares se dá de maneira diferenciada sobre a superfície da terra.
Na região onde o sol incidi perpendicular (direto) temos a zona tropical ou intertropical ( entre os 2 trópicos) uma pequena faixa limita a zona tropical da zona equatorial que margeia a linha imaginaria do paralelo do Equador.
Na região em que se tem a incidência de luz solar de maneira obliqua denominou-se de zona temperada, situa-se entre os trópicos e os círculos polares.
Por fim a região da terra cujos raios solares quase não incidem sobre a superfície é chamada de zona polar ou glacial vai dos círculos polares até os pólos da terra.
Zona temperada ou médias latitudes
COORDENADAS GEOGRÁFICAS assunto
Imagine você outra situação: Um grupo de pessoas, em um navio, navegando pelo Oceano Atlântico em direção a África, se o comandante tiver que pedir socorro como ele fará para que o navio seja localizado na imensidão do Oceano Atlântico? Todos os casos requerem conhecimentos sobre Coordenadas Geográficas ( latitude e longitude ).
Coordenadas geográficas é o conjunto de linhas imaginárias que determinam a localização de um ponto qualquer em algum lugar do globo terrestre é dada através do cruzamento da sua latitude com sua longitude. São medidos em graus (º) minutos (‘) e segundos (“). Por exemplo: as coordenadas geográficas de Itabuna são: 14º 47’S e 39º48’O.
É de extrema importância para a compreensão dos movimentos de rotação e translação, dos fusos horários, estações do ano e da localização no espaço geográfico.
As linhas imaginárias: meridianos e paralelos:
Elas são imaginárias e estão presentes nos mapas, apenas para orientar seus usuários. Os paralelos são as linhas de referência para a obtenção da latitude, e os meridianos são as linhas de referência para obtenção da longitude.
Os paralelos: dividem a terra em dois hemisférios norte, setentrional ou boreal e sul, austral ou meridional formando um ângulo de 180º ( º = graus), sendo 90º para cada hemisfério.
Os principais paralelos e sua latitude: Linha do Equador (0º), Trópico de Câncer (23º 27’), Trópico de Capricórnio(23º 27’), Círculo Polar Ártico (66º 33’), Círculo Polar Antártico (66º 33’), Pólo norte e Pólo sul (90º).
Os meridianos: divide a terra em leste ou oriental e oeste ou ocidental, formando um ângulo de 360º, 180º para leste e 180º pra oeste
Obs. é importante ressaltar a orientação quanto ao ponto de referencia a ser tomado como base.
Latitude e Longitude:
Por meio de uma divisão a terra em quatro hemisférios sendo dois em relação ao plano Norte/Sul (latitude) e dois no plano Leste/Oeste (longitude)
Latitude é: a distância em graus de um ponto qualquer em relação à Linha do Equador, variando de 0º a 90º ao Norte ou ao Sul . Ex: a latitude de Itabuna é de 14º 47’S. Isso quer dizer que Itabuna está a quatorze graus e quarenta e sete minutos ao Sul da Linha do Equador.
Longitude é: a distância em graus de um ponto qualquer em relação ao Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º ao Leste ou a o Oeste. Ex: a longitude de Itabuna é de 39º48’O. Isso quer dizer que Itabuna está a trinta e nove graus e quarenta e oito minutos a Oeste do Meridiano de Greenwich.
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Desmatamento na Amazônia
segunda-feira, 4 de junho de 2007
domingo, 3 de junho de 2007
Assunto das aulas de Geografia
Qual a Importância da Geografia: é importante podendo nos ser útil na leitura, no entendimento do mundo que nos rodeia, uma vez que somos cobrados a participar de seus inúmeros problemas, buscando soluções para os mesmos, seja, do nosso ambiente doméstico, nossa cidade, região, país e o mundo.
O objeto e o objetivo da Geografia: “O objeto da Geografia é o espaço se o seu objetivo for a sociedade” (Roberto Lobato Correa). Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações e muitos outros elementos constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive, dizemos e observamos que tudo a nossa volta esta em constante construção e reconstrução. Tudo neste espaço depende da natureza e do ser humano. A natureza é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento, e todas as outras coisas existentes, nada mais são do que aspectos da natureza. Mas a ação do homem, reelabora, transforma os elementos naturais e o meio ambiente ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar manguezais, edificar cidades, ao inventar meios de transportes e comunicações para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico, não é apenas o local de morada da sociedade humana, mas principalmente por uma realidade que a cada momento é transformada pela ação do homem.
Paisagem natural = composta pelos elementos naturais (água, ar, minerais presentes nas rochas, calor) originam a vegetação, rio, mar, relevo, entre outros que não sofreram os efeitos da ação humana.
Paisagem cultural ou humanizada = formada pelos elementos característicos da ação humana; construções em geral, estradas, rodovias, casas, automóveis, entre outros.
Paisagem geográfica = formada pela união dos elementos naturais e humanos, ou seja, do relevo com os rios, a vegetação, as casas, os carros, as estradas, etc.
sábado, 2 de junho de 2007
A terra vista do espaço a noite!
Atualidades e seu contexto histórico!
quinta-feira, 31 de maio de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
GEOGRAFIA FACIL (SUPER INTERESANTE!)ESTE SITE EXIGE DE VOCÊ
MUITO TEMPO POIS TEM TANTO MATERIAL, MAIS TANTO QUE UM DIA NÃO DA PRA VER.
MONTE O MAPA MUNDI.
terça-feira, 29 de maio de 2007
VEJA SE É ISSO QUE VOCÊ DESEJA?
O que é cartografia
História da cartografia
Técnicas cartográficas (com animação)
formação do universo, terra, os movimentos e as estações do ano (com animação)
Coordenadas Geográficas: Paralelos e Meridianos
1.1 Área
1.2 Localização
1.3 Eqüidistância
1.4 Altitudes e pontos extremos
1.5 Coordenadas geográficas
1.6 Fusos horários
1.7 Fronteiras
2 Aspectos Físicos
2.1 Geologia
2.2 Relevo
2.3 Clima
2.4 Hidrografia
2.5 Vegetação
2.6 Domínios florestados
2.7 Fauna
2.8 Litoral
3 Tópicos miscelâneos
3.1 Recursos naturais
3.2 Uso da terra
3.3 Divisão política
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externas
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil
Blocos Econômicos
Capitalismo
Climas do Brasil
Efeito Estufa
Globalização
Floresta Amazônica
Mapas Geográficos
Mata Atlântica
MERCOSUL
Pantanal
Socialismo
Relevo Brasileiro
Vegetação do Brasil
União Européia
Fonte: http://www.mundosites.net/geografia/
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/acordos-economicos.htm
Continentes Terrestres: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Antártida, Ártico, Ásia, Europa, Oceania e a Pangéia.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/continentes.htm
Curiosidades: A Conquista do Espaço, a Importância da Mulher na Sociedade, a Importância do voto, Abissal Água, Água Potável, Apartheid, As estrelas piscam?, Aurora Boreal, Big Bang, Bóias-Frias, Ciclone, Código Morse, Estalactite e Estalagmite, Estrutura Terrestre, Faixas Climáticas, Fuso Horário, Galáxia, Glossario Ambiental, Granizo, Gravidade e Magnetismo, Ibope, KGB, Laguna, Lua, Meteorito, Meteoro, Oásis, Oceanos, Ovnis, Planetas Gasosos, Planetas Terrestres, Plutão, Poeira Cósmica, Quem foi Tio Sam?, Relógio de Sol, Rios, Saturno, Sistema Solar, Sistema Terrestre, Tempestade Solar, Terremoto, Trafego Aéreo, Tratado de Não-Proliferação Nuclear e os Vulcões.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/curiosidades-geografia.htm
Estações do Ano: Inverno, Outono, Primavera e Verão.
Estados Brasileiros: Acre, Alagoas, Amapá, Amazônas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/estados-brasileiros.htm
Fontes de Energia: Gás Natural, Carvão Mineral, Biocombustíveis, Energia Nuclear e Energia Solar.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-energia.htm
Geografia do Brasil: A petrobrás, A questão da terra, A questão agrária no Brasil, Agricultura, Bandeira do Brasil, Brasil na Nova Ordem Política Social, Biopirataria no Brasil, Estados Brasileiros, Estado de Mato Grosso(MT) - Região Centro-Oeste, História do Petróleo no Brasil, Imigração no Brasil, Industrialização do Brasil, Nível de Instrução, Nível de Renda, Nível de Saúde, O crescimento da população brasileira, O Desmatamento Ilegal da Amazônia, Paisagens Vegetais, Pecuária, Rio São Francisco, São Paulo - A Cidade de São Paulo, Telecomunicações no Brasil, Transporte Ferroviário Brasileiro, Urbanização, Vulcanismo no Brasil.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/brasil.htm
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/geral.htm
Paisagens Naturais: Definição de Paisagem, Amazônia, Mangues do Brasil, Cerrado, Caatinga, Desertificação, Mata Atlântica, Mata de Araucárias, Campos, Desertos e Regiões áridas, Floresta Equatorial, Floresta Mediterrânea, Savana, Floresta Caducifólia e prados, Pradaria e florestas mistas, Taiga, Tundra.
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/paises.htm
Transportes: Rodovias, Ferrovias, Hidrovias, Curiosidade sobre as ferrovias no Brasil
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/transportes.htm
AOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Vários temas.
http://www.geomundo.com.br/geografia_ensino_de_geografia.html
SE NÃO ENCONTROU MANDE UM E- MAIL PARA: GEOGRAFIAUESC@BOL.COM.BR PODE ENVIAR CONTRIBUIÇÕES QUE SERÃO MUITO BEM VINDAS. ATENCIOSAMENTE OSIMAR.
Mensagem para iniciar.
fonte: portalimprensa.uol.com.br/edicaojanfev06.asp
ENVIADA POR: PROFESSOR GILMAR ALVES TRINDADE DA UESC
MAPA DO BRASIL NOS EUA. ABSURDO!
Observem abaixo a página de um livro de geografia adotado nos EUA e leiam as críticas dos brasileiros.
INDIGNAÇÃO
AGORA LEIAM A TRADUÇÃO DESTE TEXTO ABSURDO QUE ESTÁ AO LADO DO MAPA Uma introdução à Geografia Em uma seção ao norte da América do Sul, uma extensão de terra com mais de 3.000 milhas quadradas.
3.5-5 - A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA “Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas. É chamada PRINFA (A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA), e sua fundação se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada por países irresponsáveis, cruéis e autoritários. Fazia parte de oito países diferentes e estranhos, os quais, em sua maioria, são reinos da violência, do tráfego de drogas, da ignorância, e de um povo sem inteligência e primitivo. A criação da PRINFA foi apoiada por todas as nações do G-23 e foi realmente uma missão especial para nosso país e um presente para o mundo todo visto que a posse destas terras tão valiosas nas mãos de povos e países tão primitivos condenariam os pulmões do mundo ao desaparecimento e à total destruição em poucos anos.” Texto à direita da borboleta “Podemos considerar que esta área tem a maior biodiversidade do planeta, com uma grande quantidade de espécimes de todos os tipos de animais e vegetais. O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que estes países Latino Americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras para exploração.”
Para ficar indignado!
No dia 24/5 o jornal "Estadão” publicou sem destaque nenhum, e em três minúsculas linhas, a denúncia gravíssima de uma brasileira residente nos EUA.
“Os livros de geografia de lá, estão mostrando o mapa do Brasil amputado, sem o Amazonas e o Pantanal. Eles estão ensinando nas escolas, que estas áreas são internacionais, ou seja, em outras palavras, eles estão preparando a opinião pública deles, para dentro de alguns anos se apoderarem de nosso território com legitimidade. Nós somos brasileiros e, no mínimo, temos de nos indignar com esta afronta. Vamos passar este e-mail para o maior número de pessoas que conhecermos, e para que eles saibam que, embora eles não noticiem o fato, nós, povo, estamos sabendo.”
ENVIADO POR: Gilmar Alves
FONTE: Celso Santos Editora Abril S/A Revista Casa Claudia Fone: 11 3037-5925 Fax: 11 3037-5277 e-mail: cesantos@abril.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 674 – Cep 05426-200 – São Paulo – SP – Brasil .Fone: (011) 3814-1244 - Fax:( 011) 3814-1663- E-mail: globaltours@terra.com.br - www.globaltours.com.br