Teoria Heliocêntrica - Nicolau Copérnico
Rotação: É o movimento da Terra em torno do seu eixo imaginário. Tem duração exata de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, ou seja, dura aproximadamente um dia, sempre no sentido oeste-leste.
Conseqüências: sucessão dos dias e noites; o abaulamento da Terra no centro e achatamento nos pólos ( resultante da força centrífuga); a circulação dos ventos e das correntes marítimas.
Translação: É o movimento da Terra em torno do Sol. Dura exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, ou seja, dura aproximadamente um ano. Essa sobra das horas da translação dá origem ao ano Bissexto, este é resultante do acúmulo de minutos durante quatro anos o que resulta na formação de mais um dia com 24 horas passando o ano a ter 366 dias e ser este chamado de ano bissexto.
.
Conseqüências: distribuição desigual de luz e calor ao longo do ano, entre os hemisférios terrestres; as estações do ano; desigual duração dos dias e das noites de acordo com a época do ano; os solstícios e os equinócios.
Solstício e equinócio: Conseqüências do movimento de translação são as estações do ano, onde os solstício é a época em que a incidência de raios solares sobre a terra se dá de forma desigual. Ocorre no inverno e verão respectivamente dos hemisférios norte e sul, já no equinócio a incidência dos raios solares incide igualmente sobre a região intertropical estando a terra na primavera e no outono a depender do hemisfério.
O grande dia e a grande noite polar
Os pólos da terra costumam ficar seis meses com a claridade do sol por mais de 12 horas e seis com a sua ausência, ou seja, enquanto for verão a duração dos dias será maior e quando for inverno mais cedo ira escurecer. Quando chega o dia da entrada de uma dessas estações do ano (verão ou inverno), os pólos serão iluminados de forma desigual, ou seja, num deles será um dia inteiro de escuridão e no outro um dia inteiro com claridade.
Força centrífuga e força gravitacional
Essa duas forças que atuam sobre a terra são muito importantes, a força centrífuga mantém a terra afastada do sol, já a força gravitacional mantém a terra atraída pelo sol. Isso faz com que a terra e os outros planetas fiquem estáveis no espaço sideral.
Você sabia? Que a terra gira ao redor do sol a uma velocidade de 108 km por hora? E que a velocidade do movimento de rotação é de 1.666 km por hora na altura da linha do Equador e é nula (zero) nos pólos? É verdade!