sábado, 11 de agosto de 2007

MOVIMENTOS DA TERRA E TEORIAS

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Teoria Geocêntrica – Ptolomeu

Na Idade Média, acreditava-se que a Terra era o centro do Universo e que todos os outros astros, como o Sol , a Lua, os planetas e as estrelas giravam em torno dela.
Teoria Heliocêntrica - Nicolau Copérnico

Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o homem pôde comprovar que a Terra pertence a um grupo de planetas e outros astros, que giram em torno do Sol, formando o
Sistema Solar





O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA VISTO DO ESPAÇO

Rotação: É o movimento da Terra em torno do seu eixo imaginário. Tem duração exata de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, ou seja, dura aproximadamente um dia, sempre no sentido oeste-leste.
Conseqüências: sucessão dos dias e noites; o abaulamento da Terra no centro e achatamento nos pólos ( resultante da força centrífuga); a circulação dos ventos e das correntes marítimas.



fonte: livro do ensino médio Lucia e Tércio 2002




montagem e crédito da imagem: NASA





fonte: nautilus



Translação: É o movimento da Terra em torno do Sol. Dura exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, ou seja, dura aproximadamente um ano. Essa sobra das horas da translação dá origem ao ano Bissexto, este é resultante do acúmulo de minutos durante quatro anos o que resulta na formação de mais um dia com 24 horas passando o ano a ter 366 dias e ser este chamado de ano bissexto.
.
Conseqüências: distribuição desigual de luz e calor ao longo do ano, entre os hemisférios terrestres; as estações do ano; desigual duração dos dias e das noites de acordo com a época do ano; os solstícios e os equinócios.





Afélio e periélio: Por causa da trajetória ou órbita da terra ser elíptica o planeta se aproxima e se fasta do sol ao longo do ano. Segundo alguns autores no dia 03 de janeiro a terra está mais próximo do sol é o chamado periélio (perto), em 04 de junho esta mais afastada sendo, portanto denominada de afélio (afastado).

Solstício e equinócio: Conseqüências do movimento de translação são as estações do ano, onde os solstício é a época em que a incidência de raios solares sobre a terra se dá de forma desigual. Ocorre no inverno e verão respectivamente dos hemisférios norte e sul, já no equinócio a incidência dos raios solares incide igualmente sobre a região intertropical estando a terra na primavera e no outono a depender do hemisfério.




O grande dia e a grande noite polar
Os pólos da terra costumam ficar seis meses com a claridade do sol por mais de 12 horas e seis com a sua ausência, ou seja, enquanto for verão a duração dos dias será maior e quando for inverno mais cedo ira escurecer. Quando chega o dia da entrada de uma dessas estações do ano (verão ou inverno), os pólos serão iluminados de forma desigual, ou seja, num deles será um dia inteiro de escuridão e no outro um dia inteiro com claridade.

Força centrífuga e força gravitacional
Essa duas forças que atuam sobre a terra são muito importantes, a força centrífuga mantém a terra afastada do sol, já a força gravitacional mantém a terra atraída pelo sol. Isso faz com que a terra e os outros planetas fiquem estáveis no espaço sideral.

Você sabia? Que a terra gira ao redor do sol a uma velocidade de 108 km por hora? E que a velocidade do movimento de rotação é de 1.666 km por hora na altura da linha do Equador e é nula (zero) nos pólos? É verdade!

ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA

A incidência dos raios solares se dá de maneira diferenciada sobre a superfície da terra.

Por esta ser arredondada, seu aquecimento se dá de forma desigual.
Na região onde o sol incidi perpendicular (direto) temos a zona tropical ou intertropical ( entre os 2 trópicos) uma pequena faixa limita a zona tropical da zona equatorial que margeia a linha imaginaria do paralelo do Equador.
Na região em que se tem a incidência de luz solar de maneira obliqua denominou-se de zona temperada, situa-se entre os trópicos e os círculos polares.
Por fim a região da terra cujos raios solares quase não incidem sobre a superfície é chamada de zona polar ou glacial vai dos círculos polares até os pólos da terra.


Outras denominações para as zonas climáticas:






Zona tropical ou baixa latitude
Zona temperada ou médias latitudes
Zona polar ou altas latitudes

COORDENADAS GEOGRÁFICAS assunto

Na Guerra do Golfo em 1991, o que chamou atenção foi a precisão com os pilotos dos caças a jato destruíam, pontes, pistas de pousos,centrais de energia elétrica, centros de telecomunicações, enfraquecendo o Iraque.
Imagine você outra situação: Um grupo de pessoas, em um navio, navegando pelo Oceano Atlântico em direção a África, se o comandante tiver que pedir socorro como ele fará para que o navio seja localizado na imensidão do Oceano Atlântico? Todos os casos requerem conhecimentos sobre Coordenadas Geográficas ( latitude e longitude ).


Coordenadas geográficas é o conjunto de linhas imaginárias que determinam a localização de um ponto qualquer em algum lugar do globo terrestre é dada através do cruzamento da sua latitude com sua longitude. São medidos em graus (º) minutos (‘) e segundos (“). Por exemplo: as coordenadas geográficas de Itabuna são: 14º 47’S e 39º48’O.
É de extrema importância para a compreensão dos movimentos de rotação e translação, dos fusos horários, estações do ano e da localização no espaço geográfico.


As linhas imaginárias: meridianos e paralelos:
Elas são imaginárias e estão presentes nos mapas, apenas para orientar seus usuários. Os paralelos são as linhas de referência para a obtenção da latitude, e os meridianos são as linhas de referência para obtenção da longitude.



Os paralelos: dividem a terra em dois hemisférios norte, setentrional ou boreal e sul, austral ou meridional formando um ângulo de 180º ( º = graus), sendo 90º para cada hemisfério.



Os principais paralelos e sua latitude: Linha do Equador (0º), Trópico de Câncer (23º 27’), Trópico de Capricórnio(23º 27’), Círculo Polar Ártico (66º 33’), Círculo Polar Antártico (66º 33’), Pólo norte e Pólo sul (90º).





Os meridianos: divide a terra em leste ou oriental e oeste ou ocidental, formando um ângulo de 360º, 180º para leste e 180º pra oeste

Obs. é importante ressaltar a orientação quanto ao ponto de referencia a ser tomado como base.

Latitude e Longitude:
Por meio de uma divisão a terra em quatro hemisférios sendo dois em relação ao plano Norte/Sul (latitude) e dois no plano Leste/Oeste (longitude)

Latitude é: a distância em graus de um ponto qualquer em relação à Linha do Equador, variando de 0º a 90º ao Norte ou ao Sul . Ex: a latitude de Itabuna é de 14º 47’S. Isso quer dizer que Itabuna está a quatorze graus e quarenta e sete minutos ao Sul da Linha do Equador.







Longitude é: a distância em graus de um ponto qualquer em relação ao Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º ao Leste ou a o Oeste. Ex: a longitude de Itabuna é de 39º48’O. Isso quer dizer que Itabuna está a trinta e nove graus e quarenta e oito minutos a Oeste do Meridiano de Greenwich.

Rosa dos Ventos

fonte da imagem: site do google pesquisa por imagem "rosa dos ventos"



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Desmatamento na Amazônia

Plantação de eucaliptos em Monte Alegre, no norte do Pará, onde os fragmentos florestais remanescentes têm sido estudados por cientistas. (Foto cedida pelos autores)
Fonte: Boletim da Revista Ciência Hoje nº 101