quarta-feira, 15 de agosto de 2007

HOMENAGEM.

A professora Rose minha professora de estágio

3 comentários:

Rose disse...

Quero parabenizar ao colega Ozimar por criar aqui um "espaço geográfico". Será uma interação muito oportuna. Aprender brincando e vivenciando a geografia viajando nos sites. E obrigada pela homenagem.

Rose disse...

Queridas, queridos,
Estamos felizes de poder comunicar a vocês que está tudo certo para a Oficina Vivências em Ecologia Profunda - Novas metodologias para a Educação Ambiental acontecer nos dias 07 - 09 de setembro no Centro de Vivência Ambiental Estância Manacá. Estávamos reunidos diversas vezes para organizar os detalhes. O Felipe, facilitador da Oficina de Belo Horizonte já está de passagem comprada e chegará no dia 06/09 em Ilhéus. Conseguimos a Toyota da Ceplac para facilitar nossa subida a Estância.
Este Trabalho é muito interessante, vale a pena conferir. Abraços

rose disse...

GERAL
Novas práticas ambientais com a Ecologia Profunda
Durante a oficina, conceitos e vivências trabalharam a reintegração do homem à natureza como seres únicos no sistema.
Uma oficina de Ecologia Profunda aplicada a novas metodologias para a educação ambiental foi realizada durante o último final de semana (7 e 9) na reserva florestal Manacá, localizada na Serra do Mato Grosso em Ibicaraí. Voltada para educadores e simpatizantes da teoria apresentada pela pesquisadora Joanna Macy, o curso apresentou discussões teóricas e vivências ambientais com trilhas, contatos diretos com meditação, vegetarianismo e permacultura. Com 15 participantes, o trabalho é parte do programa de estudos desenvolvido pela Câmara Temática de Meio Ambiente do Território Litoral Sul.

Vivências aplicadas em atividades em grupo e individuais, foram facilitados pelo educador ambiental mineiro Filipe Freitas
O contato com a teoria da Ecologia Profunda proporciona vivências que auxiliam no desenvolvimento do chamado eu ecológico, despertando para a interconexão com todas as formas da vida. Através de uma série de exercícios interativos, a proposta do curso foi deixar de lado o eu socialmente construído em direção a uma re-conexão com o planeta Terra.

“Durante os dias da Oficina tivemos contato com a terra, com o ar, com a floresta e com os animais como parte de nós mesmos. Largamos a nossa identidade meramente humana e sentimos empatia profunda com a miríade de espécies e paisagens da Terra”, relatou a engenheira agrônoma e uma das organizadoras do evento, Ulrike de Sena.

Entre os participantes da oficina, educadores, pesquisadores e comunicadores tiveram contato com uma nova postura de vida e proposta de aplicação no cotidiano, com destaque para as participações do engenheiro civil, Dermivam Barbosa e da pesquisadora doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Talita Fontoura. O grupo deverá dar continuidade aos trabalhos iniciados na Oficina através de uma rede de estudos e aplicação da Ecologia Profunda, com propostas de expansão dos conceitos ali aprendidos. “Uma das possibilidades é estarmos, através da Câmara Temática, ampliando a discussão sobre uma nova metodologia para a compreensão a aplicação da educação ambiental”, completou Ulrike.

A oficina foi ministrada pelo educador ambiental Felipe Freitas, que também atua como consultor da Alternativa Educação e Manejo Ambiental em Belo Horizonte. Trabalha com a metodologia de alfabetização ecológica (ou ecoalfabetização), e nas oficinas utilizou, além dos exercícios indicados pela própria Joanne Macy, em seu livro Nossa vida como Gaia, elementos da Biodança, danças circulares e outras vivências corporais.