segunda-feira, 27 de agosto de 2007

FUSOS HORÁRIOS

fonte: Apenas essa imagem é sulficiente pra explicar como ocorre as diferenciações de horário

A hora não é a mesma em todos os lugares do mundo. Quando são 9 horas da manhã em Brasilia, são 21 horas em Tóquio, no Japão. Isso acontece porque a definição do tempo esta relacionado com o movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do sol, enquanto uma região da Terra esta iluminada a região oposta esta na escuridão. Isto significa que estas regiões estão em diferentes fusos horários e o estudo deste tema permitirá a compreensão destes fenômenos

Os fusos horários surgiram com os ingleses no séc. XIX, coma idéia que dividindo-se os 360º de longitude da terra (circunferência) pelas 24 horas de um dia tem-se 15º, sendo assim, cada 15º corresponde à uma hora, no centro desses graus passa o meridiano que determina a hora legal do lugar.
O avanço da Ciência e da Tecnologia, junto com o aumento da velocidade dos transportes e das comunicações, acabou impondo a necessidade de unificação da hora em todo o mundo. Para tanto na Conferência Internacional do Meridiano ocorrida em Washington em 1884, foi proposto e aceito pelos representantes de 25 países, inclusive o Brasil, o Sistema de Fusos Horários. Os fusos horários foram criados para por ordem no horário mundial e atender a todos os segmentos da sociedade, como empresas, comércio, comunicações, investidores. Dessa forma passou a ser possível saber que horas são em determinado lugar neste exato momento.

Para dar uma volta sobre si mesma a Terra leva 24 horas, logo 360° ÷ 24 horas = 15° cada grau corresponde a 4 minutos, ou seja, 4 x 15 = 60 ou 1 hora.

Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso soma-se 1 hora, e 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso subtraem-se 1 hora. Por isso fala-se que para leste as horas aumentam e para oeste diminuem.

Os relógios marcam PM (pos meridiano de Greenwich) e AM (antes do meridiano de Greenwich), este meridiano é o inicial ou fuso zero.

No interior dessas faixas (fusos), todos os lugares possuem a mesma hora. Para não causar dificuldades para as pessoas, os limites dos fusos horários estão ajustados, em grande parte, de acordo com os limites políticos dos países.

É importante ressaltar que a rotação do planeta Terra ocorre de oeste para leste. Portanto, todas as localidades situadas a leste veêm o sol nascer primeiro. Pode-se concluir que essas localidades possuem a hora adiantada. Ex. O Japão esta situado 12 fusos a leste do Brasil, seus habitantes veêm o sol “nascer” primeiro em relação a nós. Quando são 14 horas de uma terça feira em São Paulo, significa que já serão 2 horas da madrugada de quarta feira em Tóquio no Japão.

Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso soma-se 1 hora, e 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso subtraem-se 1 hora tendo como referencia o meridiano de Greenwich.

Três coisas são necessárias pra quem quer enteder mais sobre fusos horários.

1 - Se o objeto referencial esta no mesmo hemisfério ou em hemisférios diferentes, isso vai implicar na quantidade de horas de diferença de um ponto em relação ao outro.

2 - Se esta se deslocando para leste ou para oeste, este deslocamento implica no que costumamos dizer "aumentar as horas para leste e diminiu para oeste" é o que mostra a primeira figura desse tema.

3 - Todos os elementos espaciais, ou seja, a duração do vôo, o tempo de escala (parada), os atrasos e o que mais surgir devem ser somados no final do resultado por que como dizia Cazuza "o tempo não para"


MAPA DE FUSOS HORÁRIOS MUNDIAIS


FONTE: GOOGLE.COM

Fusos horários do Brasil

O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3, fuso -4 e o fuso -5, ou seja, 4 fusos horários, com regiões apresentando desde 2 horas, até 5 horas
Horas atrasadas em relação a Greenwich
4 Fusos sobre o Território Brasileiro - Abragência dos fusos
Horas atrasadas em relação a Brasília
(Fuso 2 - oeste)- 2 horas
Compreende as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martin Vaz, Penedos de São Pedro e São Paulo e o Atol das Rocas.
+ 1 hora
(Fuso 3 - oeste) - 3 horas
Abrange todos os estados da região Nordeste, Sudeste, Sul, além do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amapá e a porção oriental ou leste do estado do Pará.
horário oficial brasileiro
(Fuso 4 - oeste)- 4 horas
Compreende os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a porção ocidental (oeste) do estado do Pará e a maior parte do estado do Amazonas.
- 1 hora
(fuso 5 - oeste)- 5 horas
Abrange a porção mais ocidental ou oeste do estado do Amazonas e todo o estado do Acre.
- 2 horas

fonte: google.com




2 comentários:

Sergio Fernandes disse...

Essa informação já está desatualizada amigo, o Brasil não tem mais 4 fusos horários. Tem somente 3 fusos. OK?

Sergio Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.