sábado, 11 de agosto de 2007

COORDENADAS GEOGRÁFICAS assunto

Na Guerra do Golfo em 1991, o que chamou atenção foi a precisão com os pilotos dos caças a jato destruíam, pontes, pistas de pousos,centrais de energia elétrica, centros de telecomunicações, enfraquecendo o Iraque.
Imagine você outra situação: Um grupo de pessoas, em um navio, navegando pelo Oceano Atlântico em direção a África, se o comandante tiver que pedir socorro como ele fará para que o navio seja localizado na imensidão do Oceano Atlântico? Todos os casos requerem conhecimentos sobre Coordenadas Geográficas ( latitude e longitude ).


Coordenadas geográficas é o conjunto de linhas imaginárias que determinam a localização de um ponto qualquer em algum lugar do globo terrestre é dada através do cruzamento da sua latitude com sua longitude. São medidos em graus (º) minutos (‘) e segundos (“). Por exemplo: as coordenadas geográficas de Itabuna são: 14º 47’S e 39º48’O.
É de extrema importância para a compreensão dos movimentos de rotação e translação, dos fusos horários, estações do ano e da localização no espaço geográfico.


As linhas imaginárias: meridianos e paralelos:
Elas são imaginárias e estão presentes nos mapas, apenas para orientar seus usuários. Os paralelos são as linhas de referência para a obtenção da latitude, e os meridianos são as linhas de referência para obtenção da longitude.



Os paralelos: dividem a terra em dois hemisférios norte, setentrional ou boreal e sul, austral ou meridional formando um ângulo de 180º ( º = graus), sendo 90º para cada hemisfério.



Os principais paralelos e sua latitude: Linha do Equador (0º), Trópico de Câncer (23º 27’), Trópico de Capricórnio(23º 27’), Círculo Polar Ártico (66º 33’), Círculo Polar Antártico (66º 33’), Pólo norte e Pólo sul (90º).





Os meridianos: divide a terra em leste ou oriental e oeste ou ocidental, formando um ângulo de 360º, 180º para leste e 180º pra oeste

Obs. é importante ressaltar a orientação quanto ao ponto de referencia a ser tomado como base.

Latitude e Longitude:
Por meio de uma divisão a terra em quatro hemisférios sendo dois em relação ao plano Norte/Sul (latitude) e dois no plano Leste/Oeste (longitude)

Latitude é: a distância em graus de um ponto qualquer em relação à Linha do Equador, variando de 0º a 90º ao Norte ou ao Sul . Ex: a latitude de Itabuna é de 14º 47’S. Isso quer dizer que Itabuna está a quatorze graus e quarenta e sete minutos ao Sul da Linha do Equador.







Longitude é: a distância em graus de um ponto qualquer em relação ao Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º ao Leste ou a o Oeste. Ex: a longitude de Itabuna é de 39º48’O. Isso quer dizer que Itabuna está a trinta e nove graus e quarenta e oito minutos a Oeste do Meridiano de Greenwich.

Um comentário:

Bruno Barros disse...

Obrigado pelo excelente blog, foi de grande ajuda para a minha pesquisa. Caso queira lhe convido para acessar o meu blog também: http://professorbrunobarros.blogspot.com.br/