segunda-feira, 20 de agosto de 2007

PORQUE PLUTÃO NÃO É MAIS PLANETA!


fonte: Matéria da revista ciência hoje on line

Confira bem na imagem acima: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Falta algo nessa lista? Pois saiba que a União Astronômica Internacional decidiu que Plutão não é mais um planeta, e, sim, um planeta anão. A partir de agora, para ser um planeta, é necessário ter uma forma aproximadamente redonda, girar em torno de uma estrela e ser o astro dominante em sua órbita, ou seja, influenciar na trajetória dos corpos celestes próximos a ele, desviando asteróides, por exemplo. Plutão não atende a esse último requisito, por ter uma órbita muito próxima à de Netuno, que é muito maior que ele. Assim sendo, é Netuno quem acaba influenciando a trajetória dos corpos celestes mais próximos, fazendo com que Plutão não possa ser considerado um planeta, mas um planeta anão. Aliás, além de ser bastante menor do que os planetas tradicionais (o “nome oficial” dos oito que restaram), Plutão tem um movimento diferente dos demais. O movimento dele em torno do Sol (chamado órbita) é inclinado em relação ao dos outros planetas. Além disso, enquanto as órbitas desses corpos celestes são quase circulares, Plutão tem uma órbita mais “achatada”. Por isso, os astrônomos acreditam que Plutão não se formou na região do Sistema Solar onde ele se encontra atualmente.
Mariana Benjamin, Ciência Hoje das Crianças,
e Martín Makler, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas29/08/2006

CURIOSIDADES DA REVISTA CIÊNCIA HOJE

Nesse site tem muita informação para você que quer saber como funciona muitos dos objetos inventados. É muito bom, dá uma passa lá, é só clicar no link ciência HOJE
A esquerda do site você tem as disciplinas ou áreas do conhecimento que a revista posta matérias clic e olhar tudinho. Valeu mesmo e não esqueça de postar comentários, dúvidas e sugestões. Obrigado!