domingo, 3 de junho de 2007

Assunto das aulas de Geografia



Origem da Ciência Geográfica: de origem na Grécia antiga, onde "geo" significa Terra e "graphos" significa escrever, portanto, Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre. Utiliza-se de outras ciências como à Geologia, Oceanografia, Meteorologia, Ecologia, matemática , estatística , bem como também às Ciências Sociais, tais como a Economia, Sociologia, História e Política.

Qual a Importância da Geografia: é importante podendo nos ser útil na leitura, no entendimento do mundo que nos rodeia, uma vez que somos cobrados a participar de seus inúmeros problemas, buscando soluções para os mesmos, seja, do nosso ambiente doméstico, nossa cidade, região, país e o mundo.

O objeto e o objetivo da Geografia: “O objeto da Geografia é o espaço se o seu objetivo for a sociedade” (Roberto Lobato Correa). Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações e muitos outros elementos constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive, dizemos e observamos que tudo a nossa volta esta em constante construção e reconstrução. Tudo neste espaço depende da natureza e do ser humano. A natureza é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento, e todas as outras coisas existentes, nada mais são do que aspectos da natureza. Mas a ação do homem, reelabora, transforma os elementos naturais e o meio ambiente ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar manguezais, edificar cidades, ao inventar meios de transportes e comunicações para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico, não é apenas o local de morada da sociedade humana, mas principalmente por uma realidade que a cada momento é transformada pela ação do homem.

Paisagem natural = composta pelos elementos naturais (água, ar, minerais presentes nas rochas, calor) originam a vegetação, rio, mar, relevo, entre outros que não sofreram os efeitos da ação humana.

Paisagem cultural ou humanizada = formada pelos elementos característicos da ação humana; construções em geral, estradas, rodovias, casas, automóveis, entre outros.

Paisagem geográfica = formada pela união dos elementos naturais e humanos, ou seja, do relevo com os rios, a vegetação, as casas, os carros, as estradas, etc.